A empresa de análise Counterpoint Research aferiu que os principais fabricantes de relógios inteligentes como Apple, Samsung e Xiaomi registaram um crescimento nas vendas no primeiro trimestre do ano, quando comparado com igual período de 2021 – no global, o mercado cresceu 13%. Quando comparadas com o trimestre anterior (quarto trimestre de 2021, que coincide com a época das festividades), as vendas diminuiram 24%.
A Apple mantém uma posição de liderança no segmento e o diretor associado da Counterpoint Research, Sujeong Lim, refere que a lealdade à marca é um dos maiores contribuintes para este desempenho, com um aumento de 14% nas vendas face ao período homólogo.
A segunda posição é ocupada pela Samsung, que deu um ‘salto’ nas vendas – aumentaram 44% no período de um ano, muito graças ao desempenho da linha Galaxy Watch 4. Além de manter o lugar relativamente ao primeiro trimestre do ano passado, reforça a posição, aumentando a quota de mercado em mais de dois pontos percentuais, representando agora 10,1% das vendas a nível global.
Para a Huawei, que mantém o terceiro lugar, o enfraquecimento de posições internacionais fez com que o volume de vendas se mantivesse estável, embora se tivesse registado uma melhoria da posição no mercado doméstico chinês, noticia a publicação GSMArena. No entanto, fruto do crescimento das marcas rivais, a tecnológica chinesa viu a quota de mercado baixar ligeiramente para 7,2%.
Numa perspetiva geográfica, a maior parte das regiões dominantes registou um crescimento, com a Europa a ser a única a manter-se com as vendas estagnadas. A empresa justifica que esta estabilização se deve à guerra da Ucrânia e às dificuldades logísticas que esta situação provocou, com a expetativa de que tudo se agrave no segundo trimestre.
Em termos de marcas premium, a Garmin destaca-se no segmento que vende wearables acima dos 500 dólares. Leia a análise completa da Counterpoint Research aqui.