De há três anos para cá, a Apple viu a sua cotação no mercado passar de um bilião de dólares para os três biliões. Na segunda-feira, com cada ação a valer 182,88 dólares, a empresa de Cupertino passou a marca dos três biliões (2,64 biliões de euros), sendo a primeira empresa a consegui-lo. A Cnet fez as contas e revela que este valor é superior ao de AT&T, Boeing, Coca-Cola, Comcast, Disney, Exonn, Ford, Goldman Sachs, IBM, McDonald’s, Morgan Stanley, Netflix, Nike e Walmart juntas, só para dar uma perspetiva de quanto dinheiro se está a falar aqui.
Apesar de ter avisado os investidores das dificuldades que estava a sentir com as interrupções na cadeia de fornecimento em outubro e de ter alertado para perdas de seis mil milhões de dólares em receitas, a Apple consegue ainda assim uma performance financeira bastante positiva.
O feito é mais impressionante se se considerar que há cerca de 20 anos, a Apple passou por grandes dificuldades que quase a conduziram à falência. Depois, a massificação de produtos como o iPod, o iPhone ou o iPad ajudaram a empresa a dar a volta aos acontecimentos e fortalecer ainda mais a sua posição.
Nos últimos anos, Tim Cook tem estado ao leme da Apple, depois de ter sido nomeado diretamente por Steve Jobs poucos meses antes de este ter falecido. O atual diretor executivo assina uma mensagem onde afirma que “os ganhos financeiros são apenas o resultado da inovação da Apple, onde colocamos os produtos e os clientes em primeiro lugar e permanecemos sempre fiéis aos nossos valores”.