A Cryptocurrency & Regulation of Official Digital Currency Bill 2021 é a lei que o governo da Índia está a avaliar para implementar no território e que visa a proibição de “todas as criptomoedas privadas” com “algumas exceções”. O objetivo da lei é também desenvolver um quadro facilitador para a criação da moeda digital oficial do país.
A legislação é em tudo semelhante a uma apresentada anteriormente e vai agora ser discutida na sessão de Inverno do parlamento, que arranca a 29 de novembro. Na Índia, há alguns meses que estão a ser discutidos os riscos da troca de criptomoeda e a ser testada uma moeda digital central apoiada pelo governo, lembra o Tech Crunch. A proibição visa proteger os consumidores indianos, numa altura em que um número crescente de cidadãos, muitos sem conhecimentos financeiros ou sem qualquer informação, estão a fazer este tipo de investimentos, arriscando-se a perder todo o montante investido.
As discussões em torno deste tema envolvem o primeiro-ministro Narendra Modi, vários legisladores e outros protagonistas de relevo neste segmento, como investidores e especialistas. Outra preocupação levantada prende-se com os anúncios publicitários “irresponsáveis” que vão aparecendo com promessas enganadoras de lucros astronómicos fáceis. Muitos artistas de Bollywood de renome são contratados para darem a cara para este tipo de investimentos.
A partir do fim do mês, os planos do governo indiano vão ser apresentados e devem começar a surgir novidades sobre este tópico.