A Ford e a GlobalFoundries vão colaborar para conseguir produzir mais carros e manter as linhas de produção a operar. A fabricante automóvel encomendou a produção de mais semicondutores e a parceria deve ajudar não só a produção de veículos Ford, como também a indústria automóvel nos EUA. O abrandamento nas entregas é um dos motivos citados pela Ford para justificar a quebra de 27% nas vendas trimestrais, comparado com igual período do ano anterior.
“É crítico que criemos novas formas de trabalhar com fornecedores para dar à Ford – e aos EUA – uma maior independência na entrega de tecnologias e funcionalidades a que os nossos clientes irão dar mais valor no futuro”, afirmou Jim Farley, CEO da Ford, num comunicado citado pela ZDNet. “Este acordo é apenas o início e uma parte fundamental do nosso plano para integrar verticalmente tecnologias e capacidades que irão diferenciar a Ford no futuro”, complementa o executivo.
Ainda não se conhecem os detalhes deste acordo, mas a Ford revela que pode vir a incluir semicondutores para ADAS, gestão de bateria e chips para redes dentro dos veículos. Há ainda o potencial de que esta colaboração “avance a manufatura de semicondutores e o desenvolvimento de tecnologia dentro dos EUA, com vista ao aumento de fornecimento para a Ford e para a indústria automóvel americana”, avança o comunicado.
A pandemia e o encerramento das linhas de produção, especialmente na Ásia, têm conduzido a um cenário de escassez de chips. A indústria automóvel sofre ainda mais com esta situação por usar métodos e técnicas de produção antigos, enquanto os fabricantes de chips focam-se na produção de componentes de maior valor, como os processadores para smartphones ou computadores, que usam técnicas mais recentes.