Pedro Amorim, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), foi o responsável que analisou, juntamente com Sara Martins, também do INESC TEC e Nicole DeHoratius, da Universidade de Chicago Booth School of Business, as preferências dos consumidores online na área do retalho alimentar. Os investigadores analisaram mais de 150 mil transações e publicaram as suas conclusões na MIT Sloan Management Review.
Esta investigação conclui que os consumidores preferem entregas com dia e hora específicos, em vez de ter de esperar por uma janela horária de entrega, havendo ainda a disposição de esperar mais tempo por uma entrega, desde que possam receber o produto num dia da semana que lhes seja conveniente.
Sobre os dias preferidos de entrega, quinta e sexta são as escolhas mais comuns, em detrimento do fim de semana. Outros fatores a ter em consideração prendem-se com a fidelidade do cliente e o tamanho do seu ‘carrinho’: clientes mais frequentes estão dispostos a pagar mais pelos mesmos atributos de entrega e, por exemplo, clientes com maiores ‘cestos’ estão dispostos a pagar o dobro da taxa de entrega para conseguir uma melhor precisão no horário de entrega.
A estratégia sugerida para a área alimentar deve combinar velocidade, precisão e flexibilidade, com o comunicado de imprensa a relevar ainda que “é fundamental analisar o comportamento do consumidor, adaptar as estratégias de entrega de encomendas consoante os segmentos de clientes e comunicar as suas vantagens face aos concorrentes”. Pedro Amorim lembra ainda que é necessário analisar os dados operacionais sobre os padrões de entrega, no momento de decidir qual o caminho a seguir.
Este estudo revela-se particularmente importante numa altura em que se sabe que, em 2020, 18% das vendas foram feitas em plataformas digitais e em que grande parte dos retalhistas está a investir em estratégias multicanal para se adaptar melhor a esta mudança de comportamento do consumidor.