“O verdadeiro valor financeiro por trás deste negócio é o tesouro de propriedade intelectual no catálogo que pretendemos reimaginar e desenvolver em conjunto com a equipa talentosa da MGM”, afirmou Mike Hopkins, presidente do Prime Video e da Amazon Studios em comunicado. A gigante do comércio eletrónico reforça a presença no segmento do streaming e da produção de conteúdos com a compra dos estúdios MGM por 8,45 mil milhões de dólares (cerca de 7 mil milhões de euros), um negócio confirmado através de um comunicado assinado por ambas as partes.
Com o catálogo de quatro mil filmes e 17 mil horas de conteúdos de televisão da MGM, a Amazon pretende cativar os utilizadores na corrida contra a Netflix e a Disney Plus. A MGM detém, por exemplo, os franchises de James Bond e Rocky, filmes como 12 Angry Men e séries como The Handmaid’s Tale, Vikings, The Voice ou Shark Tank.
Os rumores desta aquisição foram sendo conhecidos há alguns dias, mas só agora a compra foi oficializada, embora a MGM (detida por várias entidades privadas) já estivesse ‘à venda’ desde dezembro, lembra o The Verge.
O negócio é o mais recente no segmento de media que tem estado particularmente ativo nos EUA, por exemplo com a AT&T a anunciar a fusão da WarnerMedia com a Discovery para criar um gigante que só perde para a Disney em termos de receita e de onde saem dois serviços de streaming que poderão vir a fundir-se também em breve (HBO Max e Discovery Plus) dando origem a um rival mais robusto para os gigantes que já dominam o mercado.