A Google estabeleceu uma parceria com o grupo Citi e com a Stanford Federal Credit Union para firmar posição no segmento dos pagamentos e operações financeiras. A tecnológica anunciou que a nova versão da aplicação Google Pay vai permitir abrir contas bancárias, transferir dinheiro para amigos e fazer mais operações e que pretende alargar as parcerias a outras 11 instituições no próximo ano.
Caesar Sengupta, diretor geral de pagamentos da Google, explica que “em conjunto com os nossos parceiros, estamos a tentar tornar os pagamentos bancários mais relevantes para a geração mobile-first (…) Vai ajudar os nossos parceiros a tornarem a banca mais agradável para essa geração, tornando-a não só mais relevante, mas mais divertida”.
Segundo o The Wall Street Journal, o serviço Plex da Google vai permitir ter uma conta à ordem e de poupança sem taxas, com a possibilidade de ser pedido um cartão de débito da rede Mastercard.
Os utilizadores vão poder associar a Google Pay a outros serviços da gigante, como o Photos para pesquisa de fotos de recibos e ao Gmail para ver as suas subscrições online e construir relatórios de orçamentos e gastos. A Google explica que vai usar alguns dados, já requeridos pela maior parte de fornecedores de serviços de pagamentos móveis, como a informação pessoal para criar a conta Google Pay e outros dados importantes exigidos pelos organismos reguladores para proteção contra a fraude e branqueamento de capitais.
Do lado da banca, a associação com a Google permite chegar a novas demografias, atraindo a Gen Z, uma geração mais virada para a tecnologia e para o mobile, como explica Anand Selva, CEO de banca de consumo do Citi: “A conta é um produto Citi, mas os clientes obtêm o melhor de dois mundos com o ecossistema Google. A banca tradicional está a evoluir” e as parcerias são parte importante do futuro desta indústria.
A estratégia da Google não é nova, depois de Apple, Facebook, Tencent e Alibaba também já terem apresentado soluções diferentes para o segmento dos pagamentos.
De recordar com o serviço de pagamentos Google Pay foi lançado nesta semana em Portugal, mas a aplicação dedicada da ferramenta de pagamentos continua sem estar disponível para os utilizadores portugueses.