Em França, deu-se mais um passo para obrigar as gigantes tecnológicas a pagar impostos referentes às vendas. Recorde-se que a atividade de Amazon, Apple, Google e Facebook está a ser investigada e há críticas à prática de se instalarem em países com uma carga fiscal reduzida, como é o caso da Irlanda do Norte. No caso francês, as autoridades concluíram agora uma auditoria à Facebook referente ao período de 2009-2018 e foi anunciado um acordo com a empresa de Zuckerberg para o pagamento de 106 milhões de euros.
O montante total apurado diz respeito aos impostos devidos naquele período, acrescidos de uma multa de 22 milhões de euros pelo atraso e incumprimento, noticia a Reuters. O acordo foi confirmado por ambas as partes, embora não tenham sido revelados mais detalhes.
Sabe-se que, desde 2018, a Facebook passou a incluir as vendas de publicidade em França nas suas contas e, como resultado, as receitas quase duplicaram em 2019, para os 747 milhões de euros. Em 2019, os impostos da empresa naquele território chegaram aos 8,5 milhões de euros, um aumento de 50% face ao ano anterior.
A Facebook emprega, em França, 208 funcionários.