O mercado português de smartphones sofreu uma quebra de 15% entre os meses de abril e junho, quando comparado com igual período do ano anterior. Foram vendidas 501 mil unidades, contra as 593 mil que tinham sido vendidas no segundo trimestre de 2019 – um resultado que reflete os efeitos do período de pandemia, do confinamento à perda de rendimentos. Apesar da tendência negativa, houve quem tivesse conseguido remar contra a maré, revelam os dados da consultora IDC, divulgados nesta sexta-feira.
O grande destaque vai para a TCL, marca chinesa que também vende os smartphones da Alcatel: as vendas subiram 148% no segundo trimestre, para um total de 59 mil unidades. Este desempenho ‘estelar’, sobretudo olhando para as condicionantes do mercado, garantiu à empresa a quarta posição das marcas que mais vendem em Portugal.
A Xiaomi cresceu uns não menos impressionantes 93%, tendo vendido 44 mil smartphones no segundo trimestre, o que lhe garantiu o quinto lugar. Outra empresa no ‘positivo’ foi a Apple: as vendas subiram 14%, para as 75 mil unidades, quase mais dez mil unidades do que no segundo trimestre de 2019, suficientes para alcançar a terceira posição.
O líder do mercado de smartphones em Portugal? A Samsung. Apesar de as vendas da empresa terem encolhido 19% no período de um ano, para as 159 mil unidades, o valor alcançado foi suficiente para manter a liderança e até para aumentar a diferença para o segundo lugar, ocupado pela Huawei.
A empresa chinesa vendeu 104 mil smartphones no segundo trimestre, que representam menos 40% relativamente a igual período de 2019. Além de todas as condicionantes sociais e económicas como consequência da pandemia, a empresa continua numa posição difícil devido ao bloqueio imposto pelos EUA e que impede a fabricante de usar os serviços Google nos novos terminais.
Além das fortes quebras da Samsung e da Huawei, as empresas que mais vendem, os fabricantes que não entram no top 5 viram o número de unidades vendidas caírem 47%. Os dados da IDC mostram, aliás, que 88% das vendas de smartphones em Portugal são protagonizadas pelas cinco maiores marcas.