Menos de 1% das contas da Netflix são aquilo que se considera como ‘contas zombie’, o que significa que os utilizadores ativaram um plano, mas não viram qualquer conteúdo na plataforma nos últimos doze meses. Enquanto algumas empresas ‘esfregam as mãos’ com este tipo de contas, a Netflix quer alertar os utilizadores, relembrando-os da subscrição e perguntando se mantêm o interesse. Caso o utilizador não responda, a assinatura é cancelada e a empresa deixa de cobrar o valor no cartão de crédito, noticia o Tech Crunch. Se a conta intetiver sido cancelada, mas o utilizador se arrependa e queira voltar, o histórico, os favoritos e os perfis podem ser recuperados, desde que o regresso se passe no prazo de dez meses desde o cancelamento.
Esta medida entrou agora em vigor, com os alertas a começarem a ser enviados gradualmente para os utilizadores em questão e reforça a confiança que a empresa tem na fidelização dos seus clientes. Na verdade, menos de 1% das contas está nesta situação, o que corresponde a poucas centenas de milhares de utilizadores. Dados revelados a 31 de março mostram que a Netflix tem 185 milhões de contas ativas.
Eddy Wu, diretor de Inovação da Netflix, sublinha que “esperamos que esta nova abordagem ajude as pessoas a poupar o seu dinheiro ganho com esforço”.