Facebook e Instagram vão poder tirar partido da Shops, uma plataforma que permite às empresas divulgar e vender os seus produtos. O grupo do Facebook pretende alargar a integração e permitir que os negócios comuniquem com os clientes através do WhatsApp, Instagram Direct ou Facebook Messenger também, para alavancar as operações realizadas na Shops. A funcionalidade foi anunciada hoje pelo CEO Mark Zuckerberg.
Shops em detalhe
O Facebook Shops vai oferecer a possibilidade para as empresas criarem uma loja online, acessível aos utilizadores do Facebook e do Instagram, com a opção de check out diretamente na app da rede social e com as comunicações a serem suportadas pelas ferramentas do grupo.
A escolha de quais os produtos exibidos e a aparência da loja com imagens e cores que representem melhor as marcas ficam totalmente a cargo do vendedor. A loja online fica diretamente disponível dentro de cada página de Facebook ou perfil do Instagram, com a possibilidade de poderem ser feitas vendas diretamente através das Stories ou das publicações. Zuckerberg explica que quer também trabalhar de forma próxima com a Shopify e com outras grandes plataformas especializadas em comércio online para oferecer a melhor experiência possível às empresas e clientes. A solução da Shops vai ser gratuita para as empresas, com Zuckerberg a realçar que “o nosso modelo de negócio aqui são os anúncios publicitários. Em vez de cobrar às empresas pela Shops, sabemos que a Shops vai ser valiosa para as empresas. Irão optar por mais anúncios e nós faremos mais dinheiro eventualmente dessa forma”, cita a Reuters.
Numa primeira fase, a compra in app só vai estar disponível para os negócios dos EUA. Nos outros mercados, a compra tem de se realizar na página do vendedor.