O Ministério do Ambiente e Ação Climática vai dar sexta-feira o pontapé de saída para um novo sistema de recolha de embalagens de plástico que pretende premiar os consumidores que apostam na reciclagem. O executivo vai arrancar com a instalação dos primeiros 23 equipamentos de recolha de plásticos através de um projeto-piloto que deverá ficar oficializado com a assinatura de um contrato com o consórcio liderado pela Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente (APIAM). Os equipamentos que trocam embalagens por prémios vão ser instalados em grandes superfícies comerciais de Portugal Continental.
O Governo só deverá anunciar os locais abrangidos por este projeto depois da assinatura do contrato. O projeto vai arrancar com um investimento de 1,665 milhões de euros.
O projeto é financiado pelo Fundo Ambiental, refere ainda o Ministério do Ambiente.
“O sistema de incentivo consiste na atribuição de um prémio ao consumidor final pela devolução das embalagens. Este pode ser materializado em talão de desconto em compras, descontos em lojas, atividades ou serviços, participação em sorteios ou donativos a instituições de solidariedade social”, informa o Ministério do Ambiente em comunicado.