O Facebook pretende monetizar o WhatsApp e uma das ideias que estava a ser explorada era a possibilidade de inserir publicidade na plataforma. A equipa que estava a fazer estes desenvolvimentos foi desmantelada há alguns meses e que o trabalho que tinham produzido foi apagado do código fonte do WhatsApp, noticia o The Wall Street Journal.
Recorde-se que a estratégia de colocar anúncios de Mark Zuckerberg foi um dos motivos que levou os fundadores do WhatsApp Jan Koum e Brian Acton e abandonar a empresa, depois da aquisição. Por outro lado, os criadores da aplicação original também não concordavam com qualquer medida que pudesse enfraquecer a encriptação end-to-end que assegura a privacidade no WhatsApp.
A Facebook mantem a intenção de conseguir ganhar dinheiro com a ferramenta de mensagens, mas agora a estratégia pode passar por construir funcionalidades que permitam às empresas comunicar melhor com os seus clientes e oferecer formas de melhor organizar estas mensagens e contactos. A dupla fundadora também receava que dar este toque comercial ao WhatsApp pudesse enfraquecer a encriptação do serviço.
Há ainda outro trabalho de fundo que está a ser realizado pelo Facebook e que consiste na junção das plataformas de mensagens do Messenger, do WhatsApp e do Instagram numa ferramenta única.