A Theia, startup incubada no Instituto Pedro Nunes (IPN), de Coimbra, acaba de ser anunciada como uma das entidades distinguidas com um dos prémios Copernicus Masters.
Em comunicado, a startup de Coimbra informa que é uma das oito premiadas com os galardões que costumam ser descritos como os óscares do Espaço, ao garantir a vitória na categoria de Digital Transport Challenge. O prémio distinguiu a Theia pelo trabalho levado a cabo com o projeto ERMES (Extensive Road Monitoring Early-warning System).
«Através de dados de satélite de Observação da Terra, a aplicação da Theia pretende monitorizar a estabilidade de taludes e o abatimento do solo de auto-estradas e rodovias. O processamento desses dados possibilitará a identificação precoce de ocorrências potencialmente perigosas e contribuirá para uma atividade de monitoramento mais eficiente, complementando as medidas in situ já disponíveis. Também permitirá uma primeira avaliação mais rápida da integridade da infra-estrutura de toda a rede rodoviária após a ocorrência de desastres naturais», informa o comunicado do IPN.