O Banco de Inglaterra escolheu Alan Turing, o matemático e programador inglês mais conhecido por ter criado um dos primeiros computadores da era moderna, para ser o novo rosto nas notas de 50 libras. A instituição bancária decidiu prestar-lhe homenagem pelo contributo em decifrar mensagens de código que revelaram ser essenciais para a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.
De acordo com a BBC, a partir de 2021 as notas britânicas vão passar a ser feitas com materiais poliméricos em vez de serem feitas com papel. Embora ainda circulem 344 milhões de notas de 50 libras, que ao todo representam 17,2 mil milhões de libras, as notas são cada vez menos usadas pelos ingleses nas transações do quotidiano.
Mark Carney, representante do Banco de Inglaterra, explicou ao canal inglês que «Alan Turing era um matemático brilhante cujo trabalho teve um enorme impacto na forma como vivemos atualmente». Além de «pai da ciência computacional, da inteligência artificial e herói de guerra, Alan Turing deu contributos inigualáveis. Turing é um gigante em que muitos ainda se apoiam», concluiu.