Os fabricantes automóveis têm muito pouco espaço no interior do carro que não esteja coberto por um airbag. Hoje em dia, não é invulgar que um veículo saia de fábrica com seis ou mais airbags, que garantem a segurança do lado de dentro. A ZF está a trabalhar num conceito que visa colocar um airbag na lateral, do lado de fora, do veículo com o objetivo de minimizar os danos causados por choques laterais. Nestas situações, quando o carro é abalroado de lado por outro veículo, ou quando embate de lado num objeto, a ameaça é maior, uma vez que há pouco espaço entre o ocupante e o local da colisão.
A empresa está a desenvolver um sistema que usa câmaras, radar e lidar para identificar uma colisão inevitável e disparar um airbag em 150 milissegundos. O sistema de proteção seria disparado, criando uma zona de tampão entre o veículo ou objeto em rota de colisão e o carro. O conceito da ZF é que, desta forma, há uma redução significativa da força transferida para os ocupantes e os ganhos passam por reduzir probabilidades de ferimentos ou até, em alguns casos, de danos no veículo.
Ainda não há qualquer perspetiva de quando é que a solução será colocada no mercado.