Terminou esta semana o projeto mais recente da engenharia militar russo, o submarino K-139 Belgorod, preparado para transportar quatro torpedos nucleares. O início da sua construção remonta a 1992, tendo sido interrompida por mais de uma década durante os anos 2000, devido a um acidente que ocorreu aquando a realização de testes com mísseis. Passados 27 anos, o Belgorod foi finalmente lançado no Mar Branco, a norte da Rússia.
De acordo com a Arstechnica, o Belgorod resultou de uma modificação do design do Project 949A (um modelo mais antigo, homólogo militar do submarino americano Oscar II class), e originalmente estava pensado ser um veículo de pesquisa e salvamento.
A mesma publicação afirma que por ordem do presidente Russo, o submarino foi munido de mísseis anti-balísticos, os Poseidon, com um alcance intercontinental de 10 mil km, capazes de atingir uma velocidade de 100 km por hora e um ogiva com 10 megatoneladas.
Tendo por base as imagens publicadas pelo Ministério da Defesa russo, a Arstechnica afirma que o veículo que transporta Poseidon mede 24 metros de comprimento e 1,6 de diâmetro, quanto ao ogiva, terá 4 metros de comprimento e 1,5 metros de diâmetro.