Com 35 milhões de visitas anuais, o comparador de preços Kuantokusta pode reivindicar o estatuto de amostra fiável das compras de tecnologias do País. E se assim é, então, não restam mesmo muitas dúvidas: o smartphone Huawei P20 Lite é, provavelmente, produto mais pesquisado e comparado pelos portugueses nos últimos três meses. O que leva a crer que, nem com as suspeitas e polémicas mais recentes, os portugueses deixaram de procurar dispositivos da Huawei.
«As pessoas costumam dar importância à marca quando compram um telemóvel, mas a Huawei tem vindo a estabelecer parcerias e campanhas de comunicação que lhe permitiram passar a ser considerada uma marca de confiança», explica Paulo Pimenta, diretor executivo da KuantoKusta.
Atualmente, o comparador do KuantoKusta apresenta resultados para mais de 1500 famílias de produtos. Os smartphones lideram destacados entre as famílias mais procuradas pelos internautas, com 8% das pesquisas e comparações. «As pesquisas por smartphones são três vezes mais que as pesquisas relacionadas com os computadores portáteis, que estão no segundo lugar das famílias mais procuradas ao longo do», estima o responsável da KuantoKusta.
A família dos portáteis costuma figurar no segundo lugar ao longo do ano – mas regista uma exceção em novembro e dezembro, quando as procuras por consolas disparam. E este ano, esta tendência voltou a confirmar-se: as consolas voltaram temporariamente ao segundo lugar das famílias de produtos mais procuradas, muito por força do efeito gerado pelas compras do Natal (depois da época natalícia as consolas passam a ter números residuais). PS4 lidera as pesquisas, com uma percentagem marginal sobre a Nintendo Switch. Nos portáteis, a Asus lidera as pesquisas, à frente da Lenovo e da HP.
Os televisores constituem-se como a terceira família de tecnologias mais procurada no KuantoKusta. «A Samsung lidera ligeiramente sobre a LG. Estas duas marcas totalizam 80% das pesquisas realizadas nos ecrãs. De vez em quando a HiSense consegue distinguir-se mas, depende muito se há campanhas a decorrer nas lojas», explica Paulo Pimenta.
Na quarta categoria de produtos mais procurados durante este Natal figuram as máquinas de lavar roupa. As pesquisas são lideradas pela Whirlpool; a Samung figura em segundo lugar. Com base nas vendas efetuadas nas 650 lojas que estabeleceram parcerias com a KuantoKusta, Paulo Pimenta recorda uma tendência que os consumidores devem ter em conta caso queiram poupar na compra de eletrodomésticos. «Nos eletrodomésticos os preços das lojas mais pequenas podem ser 30% a 40% inferiores aos preços praticados pelas lojas maiores. Nos televisores e smartphones, essa diferença varia entre 15% e 20%», descreve o empresário.