A Uber está apostada em fazer a transição de app de transporte de pessoas para operadora de uma frota de carros autónomos e, para tal, chegou a um acordo com a Volvo para vir a adquirir 24 mil destes veículos. As duas empresas mantêm uma parceria há 3 anos, mas a divisão da Uber encarregue de desenvolver tecnologia de condução autónoma tem sofrido alguns reveses, como a partida de funcionários de relevo e processos judiciais.
Ao abrigo deste acordo, a Volvo irá fornecer, entre 2019 e 2021, a Uber com SUVs XC90 equipados com tecnologia de condução autónoma, avança a Reuters. Refira-se que o negócio não envolve exclusividade e que o próprio sistema de condução autónoma que estará presente nos XC90 ainda está a ser desenvolvido pelo Advanced Technologies Group da Uber.
A concretizar-se, esta será a maior venda de sempre na indústria dos veículos autónomos e dotará a Uber, que está perder mais 500 milhões de euros por trimestre, de uma frota comercial deste tipo de automóveis. O objetivo futuro é que os utilizadores possam recorrer à app da Uber para chamar um táxi que dispense o recurso a um condutor.