A Equifax confirmou que a cibercriminosos acederam a dados como o número de Segurança Social, datas de nascimento e moradas de 143 milhões dos seus clientes e que as bases de dados de créditos sobre consumo e empresas não foram acedidos. A Equifax é uma empresa especializada em verificação de créditos e atribuição de ratings e descobriu que hackers estavam a explorar uma falha numa aplicação entre maio e julho, altura em que a vulnerabilidade foi identificada e eliminada, noticia a BBC.
O presidente e CEO da Equifax, Richard Smith, lamentou o sucedido, disse que a empresa se orgulha de ser líder na gestão e proteção de dados e que já está a investigar o sucedido. Além disso, a empresa está a colaborar com o FBI e algumas agências reguladoras nos EUA, Reino Unido e Canadá. Os utilizadoresa afetados irão receber como oferta um ano de monitorização de crédito e de proteção contra roubo de identidade gratuito durante um ano.
Os utilizadores podem aceder a um site criado especificamente para este incidente para verificarem se os seus dados foram copiados pelos hackers.
A Equifax tem dados de mais de 820 milhões de consumidores e 91 milhões de empresas.