A Blackberry está a testar uma solução com a Aston Martin e a Range Rover para detetar ataques informáticos a carros. Depois de um apagão no segmento dos telefones, o desenvolvimento de soluções de segurança pode ser uma boa estratégia para o reaparecimento da Blackberry em força.
A informação da parceria foi confirmada pelo analista Gus Papageorgiu da Macquarie. No entanto, um porta-voz da Aston Martin revelou desconhecimento de que a empresa esteja a trabalhar em semelhante tecnologia, enquanto, do lado da Range Rover e da Blackberry, os responsáveis recusaram comentar o tema, noticia a Reuters.
Papageorgiu avançou que o serviço pode estar disponível já em 2018, com mensalidades a rondar os 10 dólares. O objetivo é que o sistema do carro seja monitorizado frequentemente, de forma remota, e também que sejam lançados patches corretivos quando o carro não estiver a circular. Em caso de deteção de perigo ou ameaça, os consumidores podem receber o alerta para encostar a viatura.
«Embora um carro conectado, mais centrado em software, ofereça grandes vantagens aos consumidores, também abre a porta para os hackers», reforça o analista.