A IBM acredita estar em posição para começar a vender computadores quânticos «nos próximos anos», de forma a conseguir rentabilizar toda a investigação e desenvolvimento feitos nessa área. Em paralelo, a empresa anunciou uma API para ajudar os programadores a aceder ao computador de 5-qubit atualmente ligado à cloud da IBM e os planos para lançar um SDK até ao final do ano para ajudar na programação deste software.
De acordo com o ArsTechnica, a IBM pretende que os investigadores comecem a pensar em potenciais cenários de 20-qubit para que possam ter software pronto quando os computadores também o estiverem.
O roadmap da IBM prevê o lançamento de computadores quânticos universais nos próximos cinco anos, aproveitando os avanços em várias áreas como na integração de sistemas complexos e de elevado desempenho e nos processos de nanofabrico.
Ainda não se sabe quanto é que estes computadores devem custar, mas o preço não deve andar longe dos da D-Wave, nos 15 milhões de dólares. O destaque destas máquinas é a refrigeração absoluta que se consegue manter quase indefinidamente.