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Os chatbots já existem há alguns anos, mas só recentemente passaram a ser uma grande tendência do setor tecnológico: estes programas ajudam os clientes a comunicar com empresas e serviços de apoio ao cliente e ainda podem ajudar nos processos de compras online.
O Facebook anunciou que quer abrir o código da app Messenger para os programadores interessados em criar chatbots que se integrem no Messenger. Os primeiros parceiros a mostrar interesse são o Shopify e a CNN, noticia a Reuters.
Os chatbots são programas de software que usam inteligência artificial para executar tarefas simples, como compor um email, agendar férias ou resolver problemas de assistência técnica. Com a integração no Messenger, bastará ao utilizador enviar um pedido por escrito na app para de imediato desencadear esta “assistência virtual”. Nesta fase, o Facebook está a testar o seu próprio bot, o M, que poderá fazer reservas em restaurantes ou encomendar flores.
«Nunca mais terão de ligar para call centers», vaticinou o fundador do Facebook. Com mais de 1,5 mil milhões de utilizadores do Facebook e 900 milhões que usam o Messenger, a dimensão da comunidade da maior rede social é a sua principal vantagem, sendo possível criar chatbots que conseguem moldar o seu discurso e o que apresentam às necessidades e preferências de cada utilizador.
Durante a sua conferência, em São Francisco, Zuckerberg anunciou ainda planos para usar aviões solares não pilotados com uma envergadura superior a um Boeing 797 e um peso menor do que um automóvel para difundir o sinal de Internet nas zonas do globo onde ainda não há Net.