Os rumores já circulavam há muito, pelo menos desde a aquisição da Beats no ano passado. A Apple aproveitou o WWDC deste ano para apresentar o Apple Music, um serviço que oferece música em streaming.
A Apple pretende que os utilizadores paguem uma subscrição mensal de dez dólares e tenham acesso a streams de música, rádio e compra de álbuns. O utilizador pode ainda escolher ouvir músicas do catálogo do iTunes online ou descarregar para ouvir offline, noticia o Engadget.
O serviço vai dispor de uma funcionalidade de “recomendado”, baseado nos gostos de peritos que «conhecem e adoram música», explica a Apple. Também os artistas vão ter direito a um espaço para publicarem faixas exclusivas, fotografias, novos materiais e outros conteúdos.
A interface de utilização é baseada no iOS 8, mas com uma remodelação. A app vai ter ainda um sistema semelhante ao Beats Music, onde é apresentada a música mais indicada para cada utilizador, com base nas suas preferências e nos seus gostos. O Apple Music vai estar ligado ao Siri e permitir a pesquisa de músicas por ano de lançamento, artista e posição nos tops em determinada altura.
A Apple vai oferecer o serviço durante três meses, a partir de 30 de junho e depois cobrar uma mensalidade de dez dólares. O objetivo é ter o Apple Music disponível no iOS primeiro, mas nos Android e Apple TV até ao outono.