A divisão X da Google registou uma patente para brinquedos inteligentes que interagem com crianças, avança o Engadget. O pedido inicial da patente avançou em 2012, mas só agora foi concedida pelas autoridades norte-americanas.
Na prática, isto significa que os brinquedos terão uma ligação à Internet e poderão ser configurados de forma a responder a movimentos das crianças que serão detetados pela câmara do produto ou a comandos de voz que serão captados pelo microfone.
De acordo com os dados presentes no pedido de registo de patente, os bonecos terão a capacidade de exprimir curiosidade, inclinando a cabeça, franzindo a sobrancelha e coçando a cabeça com o braço como forma de resposta aos comandos das crianças.
Ao terem a capacidade de comunicar com os servidores da Google, estes brinquedos inteligentes também terão a possibilidade de dar instruções a outros dispositivos ligados em rede.
Contudo, isto não significa que os brinquedos cheguem a ver a luz do dia, uma vez que se trata apenas do registo de uma patente. Além disso, o pedido inicial já tem três anos e daí para cá os receios com a violação da privacidade aumentaram de uma forma significativa e, segundo o Tech Radar, a Google deverá ser sensível a estes argumentos.