O governo norte-americano anunciou hoje um conjunto de medidas que servirão para combater os cibercriminosos. Assim, a Casa Branca autorizou um conjunto de sanções contra indivíduos, grupos ou empresas que pratiquem cibercrimes e beneficiem do roubo de segredos que estejam online e que deem origem a ameaças para a segurança nacional e saúde económica dos Estados Unidos. Na prática, as autoridades vão, por exemplo, poder congelar bens, adianta o ZDNet.
Numa nota assinada por Barack Obama, pode ler-se que o governo norte-americano qualifica o crescente aumento em quantidade e complexidade de atividades maliciosas no ciberespaço como uma “ameaça extraordinária” à segurança nacional, política externa e economia dos Estados Unidos.
O Presidente americano referiu que os ataques digitais têm tido as empresas como alvo numa tentativa de roubar segredos comerciais, realçando igualmente que os hackers chineses e russos estão concentrados na área da Defesa, enquanto os iranianos têm vindo a focar-se no setor da banca.