Os engenheiros da União Soviética conseguiram criar uma fábrica de trovões, com o objetivo de testar a resistência das armas e defesas, em caso de tempestade. O feito só foi alcançado com a utilização de geradores Marx, que devem o seu nome ao engenheiro alemão Erwin Otto Marx. O cientista conseguiu criar um gerador onde vários capacitadores ligados em série recebem uma carga elétrica e produzem uma descarga de alta voltagem, em termos simples.
A 40 km de Moscovo, uma instalação no meio de uma floresta mostra uma torre de quase 40 metros onde se utiliza esta tecnologia. Agora é explorada por uma entidade estatal russa, mas até há bem pouco tempo não passava de um segredo soviético, que originou muitos rumores.
O HRVC, de High Voltage Research Center, foi usado recentemente para testar a resistência do Sukhoi Superjet 100, noticia o Daily Tech.
Nos EUA, existiram instalações semelhantes, também usadas para testar armas, nomeadamente no que diz respeito a impulsos eletromagnéticos, ou EMP. O SNL foi constituído por placas coladas e laminadas, de forma a evitar o uso de parafusos metálicos que pudessem interferir com os testes.
De volta à Rússia, Novosibirsk, na Sibéria, alberga o Siberian Power Research Institute of Power Engineering (SIBNIIE), o segundo gerador de trovões artificiais mais conhecido do país. Esta torre mede 28 metros e foi criada com 28 níveis.
Não é público se as instalações ainda estão em funcionamento pleno, nem que tipo de trabalhos possam estar a ser desenvolvidos aí.
Veja um vídeo de um drone a sobrevoar as instalações russas.