No fim do mês, os iPhones apresentados recentemente vão estar disponíveis em vários países, mas não na China. Aquele que é um mercado cada vez mais importante na faturação das grandes marcas ficou de fora das primeiras escolhas da Apple.
Recorde-se que o iPhone 5s e 5c ficaram disponíveis logo nos EUA, China, Japão e Alemanha, entre outros. Agora há rumores de que o governo chinês tenha proibido a utilização oficial de produtos da Apple e a empresa poderá estar a “vingar-se” adiando o lançamento para o grande público.
Os media chineses, segundo a Reuters, explicam que a Apple não terá conseguido uma certificação obrigatória passada pelo Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação do país. Mesmo que as autoridades se despachem a emitir o certificado necessário, a Apple terá algumas dificuldades para conseguir preparar um lançamento a 19 de setembro, data em que o telefone começa a chegar ao mercado.
Funcionários da China Mobile relataram que receberam informação interna de que o novo iPhone só estaria disponível no final do ano naquele país.