O volume de roubos de telemóveis está a atingir o nível mais elevado de sempre na Califórnia. Preocupados com o escalar deste crime, os políticos estão a propor uma lei que vai multar em, até, 2500 dólares (cerca de 1800 euros), por dispositivo, os fabricantes que não implementarem métodos que permitam bloquear um dispositivo móvel (tablet ou smartphone) após o momento do roubo.
Por bloquear, neste contexto, deve entender-se: não permitir que o assaltante consiga interagir com o terminal; logo, impedi-lo de vender o dispositivo.
A lei, a ser aprovada, vai vigorar neste estado norte-americano e terá efeitos para todos os terminais comprados a partir de janeiro de 2015.
Citado pelo New York Times, o senador Mark Leno, um dos proponentes da proposta de lei, refere: “(…) estamos a pedir que a indústria de terminais móveis que tome as medidas necessárias para ajudar a controlar o contínuo crescimento dos roubos violentos de telemóveis e a proteção dos utilizadores que, em última análise, são o suporte de negócio desta mesma indústria”.