De acordo com a Reuters, o órgão antimonopólio italiano multou a Apple em 900 mil euros por não informar adequadamente os clientes no que toca aos seus direitos relativamente a garantias e assistência dos produtos.
A autoridade italiana argumenta que a Apple Sales International, Apple Itália e Apple Retail Itália não informam os clientes de que já têm direito a dois anos de garantia, de acordo com a lei Italiana. A Reuters acrescenta que a informação fornecida sobre um plano extra de garantia, o "AppleCare Protection Plan", encoraja os clientes a comprar o serviço sem esclarecer claramente que este se sobrepõe à assistência gratuita exigida pela lei em vigor.
Na realidade, esta prática não é só comum à Itália. Nas páginas portuguesas do site da Apple a empresa refere, relativamente à garantia, que há uma assistência gratuita de 90 dias e "garantia limitada de um ano", o que entra claramente em conflito com a lei portuguesa que requer uma garantia de dois anos para os bens móveis. Mais à frente, pode ler-se "Apenas o AppleCare Protection Plan fornece assistência telefónica directa com os especialistas Apple e garante que as reparações são realizadas por técnicos autorizados pela Apple, utilizando peças genuínas Apple".