De acordo com o site sueco The Local, as receitas geradas pela taxa aplicada aos CDs e DVDs virgem relativa aos direitos de autor, diminuiu para quase metade nos últimos dois anos. Esta taxa foi concebida para combater a diminuição de receitas gerada pela pirataria, sendo que o dinheiro é distribuído, depois, pelos artistas e detentores de direitos de autor.
Em 2007, a venda de discos virgem gerou receitas da ordem dos 200 milhões de coroas suecas (cerca de 21 milhões de euros) para os artistas, mas apenas 113 milhões de coroas (cerca de 12 milhões de euros) em 2009.
A Copyswede, organização responsável pelos grupos de direitos de autor que administra as receitas geradas pela taxa, acredita que a queda de receitas se deve a uma mudança na forma como a música e os filmes são agora consumidos.
"Estamos a assistir a uma mudança de tecnologia, onde os discos já não são interessantes. Quem partilha ficheiros começou a usar tecnologias diferentes. Os ficheiros podem, agora, ser armazenados nos discos rígidos dos computadores e nos telemóveis", disse Matias Åkerlind, da Copyswede.
Devido a esta diminuição nas receitas, a Copyswede pretende que seja criada legislação para estender estas taxas a outras tecnologias e produtos, como é o caso dos discos rígidos e dos telemóveis.
A taxa proposta pela organização adicionaria cerca de 100 coroas (sensivelmente 10 euros) ao custo de um telemóvel com 32 GB de memória. Todavia, as negociações parecem estar estagnadas, uma vez que a organização não está a receber o apoio das lojas, que se opõem a esta subida nos preços.
"Provavelmente, pediremos ajuda ao legislador, e já abordamos o ministro da justiça relativamente a este assunto. Esperamos uma reação no próximo outono".
Que lhe parece? Esta taxa deveria ser estendida a todos os meios passíveis de armazenar ficheiros resultants de uma eventual pirataria?
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***