De acordo com a Yahoo!News, o U.S. Copyright Group (USCG), agindo em nome dos lesados, colocou em tribunal 20 mil pessoas acusadas de partilha e download ilegal de filmes. O USCG planeia, igualmente, iniciar outro processo contra outras 30 mil pessoas.
Para já, o grupo está a trabalhar com produtores independentes. O actual processo em tribunal diz respeito a cinco filmes: Steam Experiment, Far Cry, Uncross the Stars, Gray Man, e Call of the Wild 3D.
O Yahoo!News diz que os grandes estúdios de Hollywood e associações como a Motion Picture Association of America ainda não estão a trabalhar com o USCG, preferindo esperar para ver o que acontece em tribunal.
O USCG descreve-se a si mesmo como um "grupo de advogados e consultores de novas tecnologias que trabalham em conjunto para rentabilizar os canais de distribuição". Estes "canais de distribuição" referem-se a tecnologias de partilha como o BitTorrent e sites como The Pirate Bay e IsoHunt.
O grupo estará, de resto, a tentar criar um modelo de negócio à volta da pirataria. Assim, em vez de serem os afectados directamente pela pirataria ou as organizações profissionais a agir, o USCG faz a corte a distribuidoras e indivíduos cujos direitos de autor tenham sido lesados, para iniciar acções em tribunal contra os piratas.
Para já, ainda não há utilizadores identificados. A acção colocada em tribunal é contra indivíduos desconhecidos, para já identificados apenas através de um endereço de IP. Depois, é necessário intimar os ISPs a fornecer a identificação das pessoas associadas aos IPs, o que nem sempre é fácil.