O YouTube está a desenvolver uma tecnologia que identifica semelhanças entre vídeos alojados na plataforma e o rosto de celebridades ou atletas, assinalando esses conteúdos que, caso sejam falsos, podem vir a ser alvo de denúncia. A plataforma está a colaborar com a Creative Artists Agency neste desenvolvimento e pretende disponibilizar uma forma facilitada para o conteúdo deepfake ser denunciado, analisado e eventualmente removido.
De recordar que o YouTube já tem implementada a Content ID, uma solução que valida se os conteúdos publicados, como vídeos de músicas ou filmes, estão a infringir os direitos de autor ou se estão legitimamente publicados. Caso seja detetado que um vídeo foi publicado sem autorização dos detentores de direitos, estes são notificados e podem escolher se querem que seja removido ou colocados anúncios, rentabilizando-o dessa forma.
Agora, a plataforma de vídeos aliou-se a uma agência que armazena versões digitais dos rostos, corpos e vozes dos seus clientes para analisar os conteúdos que sejam publicados no YouTube ou noutros locais online.
O YouTube já revelou que pretende disponibilizar a tecnologia de deteção de semelhanças para mais criadores da plataforma ao longo dos próximos tempos.