A plataforma de mensagens Telegram anunciou a chegada de uma modalidade paga que confere várias vantagens aos utilizadores. Mediante uma mensalidade de 4,99 dólares por mês, os utilizadores Premium podem passar a carregar ficheiros com 4 GB (ao invés do limite de 2 GB para os utilizadores ‘normais’) e veem duplicados uma série de outros limites também.
Segundo o The Verge, um utilizador Premium pode juntar-se a mil canais (500 na versão standard), criar até 20 pastas de chat com 200 chats cada uma, guardar 10 stickers, fixar 10 chats e adicionar até quatro contas, em vez de três.
A descrição biográfica destes utilizadores pode ser maior e conter links. Do lado dos stickers, estes utilizadores vão ter acesso a imagens exclusivas, animações de ecrã inteiro, mais reações de emoji e possibilidade de usar imagens animadas como foto de perfil.
Quem tenha conta Premium, vai deixar de ver as mensagens publicitárias em canais públicos.
Apesar do lançamento desta modalidade paga, o CEO da Telegram, Pavel Durov, referiu na semana passada que as funcionalidades gratuitas da plataforma vão continuar gratuitas e que este modelo não vai ter impacto em quem prefira continuar a não pagar para usar o Telegram. Outra promessa feita pelo executivo é de que a empresa não vai parar de desenvolver funcionalidades para a versão não paga da plataforma.