A conta do Twitch Support no Twitter foi o canal escolhido pelos responsáveis do serviço para anunciarem a descoberta de mais de 7,5 milhões de contas criadas para artificialmente inflacionar o número de seguidores e de visualizações das transmissões. O serviço da Amazon empregou soluções de aprendizagem de máquina para identificar estas contas e vai agora começar a atuar, numa medida que pode inflacionar as estatísticas de alguns dos criadores.
Os bots identificados dividem-se em dois tipos: seguidores e visualizadores. Os primeiros são usados para aumentar os números de seguidores das contas dos criadores de vídeos, enquanto os segundos se destinam a subir o número de visualizações concorrentes dos vídeos. Ambos se destinam a aumentar a popularidade dos canais, fazendo subir a probabilidade de serem descobertos pela comunidade.
A empresa não especifica quais as ações que irá tomar, mas presumivelmente passará pela eliminação destas contas. Adicionalmente, a Twitch explica que poderá também avançar com ações legais contra os detentores destas contas, noticia a Cnet.
“Como resultado destas remoções, podem assistir a súbitos decréscimos nas vossas contagens de visualizações e de seguidores nos próximos dias. Se acreditam que foram seguidos ou vistos por bots, consultem o artigo de Ajuda”, escreve-se na conta do Twitter.
Os criadores de conteúdos podem nem sequer estar cientes de que estão a ser afetados de alguma forma por estas contas de bots e, nesse caso, a empresa reconhece que não os irá afetar, focando a atenção nos detentores dos bots.