O Manchester United está a melhorar a sua abordagem digital e vai finalmente ter um canal oficial no YouTube. Mesmo sem ter criado este canal, o clube já era o mais visto em todo o mundo no YouTube, disse Tomos Grace, responsável por desporto para a região EMEA. «No entanto, o canal que as pessoas procuram é o que seja a voz oficial do clube. Os planos são muito excitantes. Querem entrar em grande», cita a Reuters. O Man United era mesmo o único dos grandes clubes globais sem um canal oficial. A estratégia digital passava essencialmente pelo canal pago MUTV e pela presença no Facebook com 72 milhões de seguidores.
Em termos de visualizações, o United conta com 850 milhões desde o início da temporada. Com esta entrada no YouTube, o clube vai perseguir o rival Manchester City que tem 1,1 milhões de subscritores e o Barcelona, que conta com 3,8 milhões de seguidores.
A decisão de marcar presença no YouTube parece não ter como objetivo somente o lucro, uma vez que a plataforma da Google deve ficar com cerca de 45% de todos os ganhos, uma percentagem bastante superior à que se consegue com os direitos televisivos ou com os patrocínios, explica o The Guardian.
Um porta-voz do clube explica que esta será uma forma de continuar a envolver os adeptos, bem como providenciar análises e dados para alimentar os planos de media, de conteúdos e de outras iniciativas pelo clube.