No dia 3 de Fevereiro, um post publicado num fórum especializado em redes secretas informava que a plataforma de comércio Utopia tinha sido inaugurada. O post classificava esta plataforma que operava no lado obscuro da Internet como algo que «parece bom». Nove dias depois, a Polícia Nacional da Holanda terá concluído que o site Utopia, afinal, não deveria “parecer tão bom” e decidiu proceder ao encerramento deste cibermercado de droga e armas.
Não é só na forma como acabou que o Utopia revela semelhanças com o famoso marketplace Silk Road. Ambos os sites estavam a ser usados para a venda de drogas ilegais (na Holanda, é permitido o consumo e o comércio de alguns estupefacientes) e armas. E ambos os sites operavam recorriam a tecnologias TOR (The Onion Router), para garantirem o anonimato dos internautas e tornarem-se menos visíveis.
Hoje, o endereço Utopia apenas apresenta uma mensagem das autoridades holandesas, que confirmam o encerramento do site devido à promoção de atividades ilegais, revela a BBC.
A polícia holandesa já fez saber que vai fornecer, no final da semana, mais detalhes sobre o fecho do Utopia.