![facebook_logo.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1734220facebook_logo.jpg)
Ontem surgiram rumores de que o Facebook estaria a preparar um projeto, com o nome de código Reader, e que seria um sistema para ocupar o lugar deixado livre com o fim do Google Reader. A verdade é que a rede social de Zuckerberg está a trabalhar num novo projeto, mas o seu sistema não usa RSS e a empresa não pretende competir com alternativas como o Flipboard. O Facebook pretende sim atrair os utilizadores e apresentar-lhes uma nova forma de lerem notícias online, passando mais tempo a navegar na rede social, noticia o Tech Crunch.
O protótipo do Facebook Reader usa código RSS, mas tal não deverá suceder no produto Reader que deve chegar ao mercado. O segmento de RSS não é usado pela maioria da comunidade do Facebook, pelo que a rede social não deve procurar ocupar o lugar deixado vago pelo fim próximo do Google Reader.
O projeto Reader do Facebook está a ser liderado por Mike Matas, um visionário no design de interfaces para o utilizador e conhecido pelos seus dotes no campo da fotografia. Só por esta indicação, parece que o Facebook está a apostar forte na componente visual da apresentação de notícias. Matas entrou para o Facebook quando a rede de Zuckerberg comprou a sua startup, Push Pop Press, que ajudava autores e editores a converter livros para formatos apelativos para iPhone e iPad.
O Reader é um projeto que está a ser desenvolvido há muito tempo no interior do Facebook e pode passar por uma app dentro da app móvel do Facebook, especializada em notícias e fotografias de ecrã inteiro.
Nesta fase, o Facebook não comentou o assunto, nem confirmou qualquer informação.