Durante uma primeira fase, o Sistema de Queixa Electrónica vai facilitar a apresentação de queixas por parte dos aderentes do serviço ViaCTT, dos correios portugueses. Para apresentar uma queixa electrónica, os utilizadores do Via CTT apenas têm de inserir o nome e a senha que costumam utilizar no serviço dos correios portugueses. Deste modo, o
SQE SQE identifica automaticamente o autor das queixas electrónicas apresentadas junto da GNR e PSP. O site do SQE permite alertar as autoridades para vários crimes de âmbito público. Durante a apresentação de uma queixa, é necessário preencher um formulário que, posteriormente, será analisado pelas autoridades. O SQE não deve ser usado para situações urgentes ou de emergência. Um comunicado dos CTT refere que o serviço ViaCTT poderá vir a estabelecer parcerias com outras entidades empresariais ou governamentais nos próximos tempos.
ViaCTT e MAI juntos nas queixas electrónicas
Desde que identificado devidamente, qualquer cidadão português vai poder apresentar uma queixa por via electrónica junto das autoridades policiais. O serviço, que acaba de ser anunciado, conta com uma parceria entre CTT e o Ministério da Administração Interna (MAI).