Três artigos publicados em jornais dedicados à temática do armamento revelam que o Exército de Libertação da China poderá vir a ter, em breve, um operacional robótico de 10 pernas, com uma metralhadora no topo.
O novo robô de guerra, que tudo aponta ser manobrado por humanos, já tem uma alcunha: Caranguejo Andante.
Os artigos redigidos pelos investigadores da Universidade de Tecnologia de Nanjing revelam que o Caranguejo Andante deverá ter seis metros de comprimento e dois de largura. No topo, prevê-se que seja incorporada uma metralhadora de 30 milímetros – mas nada invalida que o robô seja equipado com morteiros ou lançadores de mísseis antitanque, recorda o Popular Science.
O robô tem quatro “patas” de cada um dos lados e duas na retaguarda para garantir a estabilidade enquanto dispara. Os desenhos que entretanto foram publicados indiciam que o novo “monstro da guerra” poderá ser transportado por helicópteros, mas não deverá ser muito rápido. O que leva a crer que deverá ter como principal missão ajudar a infantaria a penetrar em cenários hostis de difícil acesso e onde a troca de tiros é feita a distâncias reduzidas.
Não se sabe em que data o novo robô poderá chegar ao mercado – e aos cenários de conflito. Até porque nada garante que o governo chinês não desiste do projeto em abono de outros que surjam entretanto.