A Sony tem uns novos auriculares sem fios. Mas não são uns earbuds quaisquer – são os sucessores aos muito populares (de acordo com a marca japonesa) WF-C700N, lançados em 2023 (e que receberam o selo de “Recomendado” na nossa análise). Os novos Sony WF-C710N prometem melhorias em várias áreas, além de terem um preço mais baixo – custam 120 euros e chegam às lojas até ao final da semana.
“São um substituto dos WF-C700N, que foram muito populares na Europa. Têm boa qualidade de som, boa autonomia e um bom posicionamento nesta gama”, detalhou Mike Somerset, da divisão de entretenimento pessoal da Sony Europa, num evento de apresentação antecipado dos novos auriculares e que a Exame Informática acompanhou.
Os Sony WF-C710N estão equipados com um driver de áudio de cinco milímetros, o mesmo que já integrava o modelo original. O que significa que, pelo menos em termos de qualidade de som, esta nova versão deverá estar em linha com os WF-C700N. A aposta na tecnologia DSEE (Digital Sound Enhancement Engine ou Motor de Melhoramento Digital de Som, em tradução livre) deverá ajudar a conseguir melhor resultados sonoros.

Uma das principais novidades está do lado da tecnologia de cancelamento de ruído (ANC). Equipados com dois microfones em cada auricular, os novos earbuds “melhoram significativamente” na supressão de ruído, segundo Mike Somerset, e garantem um desempenho superior ao que é habitual encontrarmos nesta gama de preço, adianta o responsável da marca.
Os Sony WF-C710N também cumprem outros requisitos ‘essenciais’ dos auriculares sem fios: têm uma autonomia generosa (até 12 horas de utilização sem cancelamento de ruído, até 40 horas de autonomia com os carregamentos fornecidos pela caixa); têm uma certificação IPX4, o que significa que são resistentes contra salpicos de água; e suportam a ligação a dois dispositivos em simultâneo através do Bluetooth (versão 5.3).
Uma outra novidade está na estrutura dos próprios auriculares. Se o modelo original tinha um botão físico, o que significava que em qualquer interação com os earbuds estes ‘afundavam’ um pouco mais no ouvido, agora a Sony aposta em painéis sensíveis ao toque para as interações de controlo de áudio e de supressão de ruído.

Já o equalizador de som que é disponibilizado através da aplicação oficial dos WF-C710N também foi melhorado, o que deverá dar maior poder de afinação de áudio aos utilizadores (ainda que, em auriculares desta gama, essa capacidade de afinação seja menor do que em modelos com drivers de áudio maiores e mais avançados).
Por fim, os novos auriculares vão estar disponíveis em quatro cores (preto, branco, bege e azul), com destaque para a versão azul que apresenta um efeito transparente, tanto na caixa de transporte como nos próprios earbuds.
Os Sony WF-C710N vão chegar às lojas ainda durante o mês de março e custam 120 euros, menos dez euros do que o modelo original quando foi lançado no mercado.