A Sonos apresentou a Arc Ultra, uma soundbar premium que se destaca pela inclusão da tecnologia de transdutores Sound Motion. De acordo com a marca, a soundbar promete melhorar a experiência sonora em casa, proporcionando graves intensos e uma experiência envolvente de áudio espacial 9.1.4. Além da nova barra de som, a Sonos apresentou também o Sub 4, um subwoofer que conta com um design renovado e componentes melhorados.
Em comunicado, a Sonos detalha que a Arc Ultra é uma reimaginação da sua soundbar mais vendida, agora com um design “elegante e mais sofisticado”. A barra de som está equipada com 14 drivers, incluindo um woofer Sound Motion e tweeters com guias de onda, para um palco sonoro mais imersivo. A nova tecnologia permite também a redução do tamanho dos transdutores, proporcionando graves mais profundos e uma experiência de som superior, afirma a Sonos.
Experiência Cinemática
Para uma experiência sonora “digna de estúdio”, a marca apostou em colaborações com produtores de cinema, otimizando a Arc Ultra para conteúdos Dolby Atmos. A nova arquitetura de canal central foi concebida para maximizar a clareza vocal, permitindo que os utilizadores escolham o nível de clareza de diálogo desejado através da aplicação Sonos. Em termos de conectividade, o modelo tem suporte a Bluetooth, HDMI, ARC, Apple AirPlay 2, e WiFi 6. Existe ainda um painel tátil incorporado para diversos comandos, sendo que também é possível o controlo por voz através da assistente Alexa da Amazon.
Ao todo, a soundbar pesa 5,9 kg e estará disponível nas cores preto e branco. Com um design curvo, a Arc Ultra foi desenvolvida para complementar televisões de grandes dimensões e está equipada com uma grelha que permite que o som se propague em todas as direções. A pensar na sustentabilidade, a Sonos destaca o uso de materiais recicláveis, assim como a redução do consumo de energia em inatividade em até 20%.
O novo subwoofer Sub 4
O Sub 4, por sua vez, chega com woofers duplos personalizados para graves mais profundos e dinâmicos. Com um design escultural, o Sub 4 pode ser colocado em diferentes orientações, adaptando-se a qualquer espaço, afirma a marca.
Segundo a Sonos, os woofers duplos personalizados permitem sentir “cada batida de forma intensa”. Já o seu design interno, virado para dentro, cria um efeito de cancelamento de força que ajuda a minimizar a distorção.
O Sub 4 destaca-se ainda pela maior capacidade de processamento e memória, além de novos rádios WiFi que melhoram a conectividade e de uma redução de quase 50% no consumo de energia em inatividade.
Para uma experiência de cinema em casa mais imersiva, o Sub 4 pode ser emparelhado com a Arc Ultra, a Arc ou a Beam, sendo também compatível com as versões anteriores do subwoofer, o que possibilita a utilização de dois dispositivos para um som ainda mais impactante.
Além da Arc Ultra e do Sub 4, a Sonos anunciou melhorias na sua aplicação com vista a uma experiência otimizada. A marca afirma que as atualizações incluem a reintrodução de 90% das funcionalidades em falta, melhorando a configuração e o controlo de dispositivos Sonos.
A Sonos Arc Ultra e o Sub 4 estarão disponíveis a partir de 29 de outubro de 2024, com preços de 999 euros e 899 euros, respetivamente.