A LG apresentou a máquina que quer rivalizar com o Asus Zenbook 17 Fold e o Lenovo ThinkPad X1 Fold, o Gram Fold. Este portátil, quando desdobrado, converte-se em tablet com ecrã generoso OLED de 17 polegadas e resolução QXGA+, de 2560×1920 pixéis. Se preferir, o utilizador pode ligar um teclado Bluetooth e usar o aparelho como um ecrã de grandes dimensões.
Para ajudar em projetos mais criativos, há o suporte a estiletes, para desenhar ou fazer manuscritos.
Quando dobrado, num formato mais convencional, o portátil tem um ecrã de 12 polegadas com a parte inferior a poder ser usada como teclado, explica o Engadget. Nos testes na linha de produção, a LG anuncia ter conseguido dobrar o aparelho mais de 30 mil vezes sem danificar o ecrã. Recorde-se que a Samsung anuncia que, em testes idênticos, o seu produto superou as 200 mil dobragens.
No interior do Gram Fold encontramos um processador Intel Core i5 e memórias RAM LPDDR5 5200. Para ajudar a transferir dados de e para o telemóvel, a LG incluiu o software Sync On Mobile.
Numa primeira fase, o Gram Fold vai estar disponível apenas no mercado da Coreia do Sul, com um preço de 3700 dólares, elevado, mas competitivo face ao segmento. As primeiras compras beneficiam de um desconto e da oferta de um rato e de um estilete.