A TSMC já terá tomado a decisão estratégica de entrar na corrida pelos chips de 1 nanómetro e escolheu a localização da fábrica que irá construir estes componentes. A tecnologia de fabrico para estes chips só deve ficar pronta depois de 2025 e vai acarretar custos significativos para a empresa.
Shen Jong-Chin, vice-primeiro ministro de Taiwan, confirmou em entrevista ao Economic Daily que a fábrica da TSMC para esta empreitada vai ser construída no Longtan Science Park, perto da região de Taoyuan. A empresa já terá planeado o investimento de 32 mil milhões de dólares (cerca de 31 mil milhões de euros ao câmbio atual) para esta fábrica, valor significativamente acima dos 20 mil milhões de dólares que foram necessários para construir as fábricas responsáveis pela produção dos chips de 5 nanómetros e de 3 nanómetros.
Apesar da intenção da empresa não ter sido revelada publicamente, tudo indicia que já foi confirmada a alto nível político em Taiwan, noticia o Tom’s Hardware.
Entretanto, a fabricante vai começar a fazer chips com a tecnologia de fabrico de dois nanómetros na segunda metade de 2025, o que indicia uma data de chegada ao mercado em 2026.
O vice-primeiro ministro estima que empresas como a TSMC, a ASML ou a Micron já tenham investido 102,5 mil milhões de dólares na indústria de semicondutores de Taiwan.