A Apple renovou o hardware do iPad e surge com um novo modelo Pro, capaz de mais desempenho, ligações mais rápidas e novas formas de utilização. Este iPad Pro estreia o chipset M2 da própria Apple, que anuncia um desempenho 15% mais rápido do que o M1 graças aos novos oito núcleos. A opção gráfica é uma GPU de 10 núcleos, 35% mais rápida que o modelo anterior. Este novo iPad consegue realizar 40% mais operações por segundo que o M1, noticia o Engadget.
O novo motor de media e de processamento de sinal de imagem vão permitir aos donos deste modelo usar o formato de vídeo ProRes, numa estreia para os iPad e a Apple anuncia que vai ser possível “capturar, editar e publicar vídeo com qualidade cinematográfica a partir de um único dispositivo”.
O novo iPad Pro vai estar disponível com ecrãs de 11 e de 12,9 polegadas, com rácio de contraste de 1000000:1, suporte a ProMotion e taxa de atualização adaptativa de 120 Hz. Nas câmaras, há um lente frontal de 12 megapixéis ultra-grande angular e duas nas traseiras, com 12 e 10 MP. A bateria permite uma autonomia anunciada de 10 horas de navegação e visualização de vídeos, com Wi-Fi.
Além das ligações 5G, estes modelos vão estrear o modo Wi-Fi 6E, que permite ao utilizador conseguir velocidades de download 2,4 Gbps, algo também inédito nos iPad e o dobro do que era conseguido com as gerações anteriores do Pro.
No que toca à experiência de utilização, há um Apple Pencil de segunda geração que é detetado pelo tablet quando está a 12 mm de distância do ecrã e mostra uma previsualização de qualquer marca antes de a efetuar. O objetivo é o utilizador conseguir uma maior precisão e ganhar algumas funcionalidades extra.
Em termos de sistemas operativo, o iPad Pro vai ter o iPadOS 16 que vai surgir a 24 de outubro.
Em Portugal, os novos modelos vão estar disponíveis com 128 GB, 256 GB, 512 GB, 1 TB ou 2 TB de armazenamento e os preços começam nos €1079 para a versão de 11 polegadas e €1479 para a versão de 12 polegadas.