A Sony anunciou oficialmente os WH-1000XM5, os mais recentes auscultadores premium de uma linha que tem vindo a ser muito elogiada e que tem registado bons níveis de venda – os responsáveis ibéricos da empresa salientaram até que os XM4 eram os auscultadores mais vendidos na gama de preço a partir dos €250 e que os XM3 ocupavam a terceira posição nesse ranking. E, mais do que uma simples evolução, os XM5 pretendem representar um salto tecnológico em relação à geração anterior.
A fabricante nipónica identifica como público-alvo dos WH-1000XM5 os apaixonados por música (não necessariamente audiófilos) entre os 25 e 50 anos que gostem de novas tecnologias e viajem com frequência ou estejam em teletrabalho. É que a Sony considera que essas pessoas privilegiam o cancelamento de ruído, a qualidade de som, um design contemporâneo e funcionalidades de escuta inteligentes – parâmetros em que acredita os novos auscultadores se destacam.
Oito microfones e dois processadores
Começando pelo cancelamento de ruído ativo (ANC), os XM5 prometem uma melhoria de 50% em relação aos XM4. Para tal, contam com oito microfones (quatro em cada auscultador; seis externos e dois internos) e conciliam o processador QN1 com o V1.
O driver é de 30 mm, mas a Sony garante que a redução no tamanho – o driver dos XM4 era de 40 mm – não trará efeitos negativos a nível de qualidade de som e de cancelamento de ruído, já que beneficia de melhorias a nível de design e construção. Um exemplo é o recurso a fibra de carbono reforçado, que permite reagir melhor nas frequências elevadas, um fator importante na eliminação do ruído, que é complementado com TPU (poliuretano termoplástico), para melhorar a prestação em frequências baixas. A frequência de resposta é de 4Hz-40.000Hz.

Há também uma otimização que visa reduzir o efeito do vento não só durante a audição de música como durante as chamadas telefónicas. Aliás, no campo das chamadas, a Sony garante que o recurso a um novo algoritmo baseado em Inteligência Artificial reduz o barulho exterior de tal forma que será possível estar num transporte público a falar sem que o interlocutor ouça o ambiente em redor do utilizador.
Um visual retocado
O design é, segundo a adjetivação dos responsáveis da Sony durante o evento de apresentação a que a Exame Informática assistiu, “mais sóbrio”. Assim, as hastes junto aos auscultadores passam a ser finas e a bandelete já não dobra. Uma questão que é minimizada com a nova bolsa de transporte, que permite levar os XM5 no seu formato tradicional e passa a contar com uma tampa para guardar o cabo de carregamento e o cabo que encaixa no jack de 3,5 mm. O peso é de 250 g e não há qualquer certificação IP.
A função de Speak-to-Chat (a música entra em pausa automaticamente quando o utilizador começa a falar, para que não se seja necessário retirar os auscultadores durante uma conversa) continua a marcar presença e agora já é possível recorrer à expressão ‘Hey Google’ para dar comandos ao assistente de voz.
Os XM5 podem ser emparelhados em simultâneo com dois dispositivos diferentes e a autonomia anunciada com o ANC ativado é de 30 horas (sobe para 40 h sem ANC).

Ainda não há uma data oficial para o início da comercialização no mercado português, mas a Sony aponta para o final de maio ou princípio de junho. O preço recomendado é de €450 e as cores disponíveis serão preto ou prateado.