A Nvidia vai disponibilizar stocks de placas gráficas GTX 1050 Ti e RTX 2060 para satisfazer a procura de utilizadores que possam estar a ‘sofrer’ da falta de placas da série 30, devido à escassez de chips de silício no mercado. A falta destes chips implica que os clientes não estão a conseguir comprar placas gráficas modernas e a Nvidia espera conseguir fazer face a algumas das necessidades com os modelos mais antigos.
Apesar de, na altura em que foram lançadas, estas placas tivessem um custo reduzido, as condições atuais do mercado implicam que os preços aumentaram. O The Verge revela que as GTX 1050 Ti custavam 140 dólares em outubro de 2016 e atualmente podem ser encontradas por 189 dólares ou mesmo por valores mais elevados como 250 ou 340 dólares. No caso das RTX 2060, custavam 349 dólares em novembro de 2019 e atualmente podem ser encontradas por mais de 799 dólares, embora não existam muitas ofertas no mercado.
A expetativa é de que com o anúncio da Nvidia, e com a efetiva disponibilização destas placas, os preços comecem a baixar. Ainda assim, a falta global de chips está a afetar não só o segmento dos chips para placas gráficas, mas vários outros setores, levando a antever que ainda demore algum tempo até a situação normalizar. Recorde-se que o presidente Biden também já confirmou que terá de fazer qualquer coisa para ajudar nesta situação.