A versão GP 21 foi apresentada no final do mês passado e o vídeo da cerimónia pode ser visto nesta página. As expetativas são elevadas, com a equipa do Projeto de Sustentabilidade Energética Móvel (PSEM) a pretender bater recordes e alcançar vitórias com este modelo. “Se já o GP17 estava ao nível do veículo da Jaguar-Land Rover e de um dos da Renishaw, duas grandes empresas britânicas, então prevemos que o GP 21 já lhes esteja à frente”, salienta Vítor Teixeira, líder da equipa do PSEM do Instituto Superior Técnico (IST).
Este modelo tem uma “carbon tub”, uma peça única em fibra de carbono que lhe confere uma rigidez superior à dos antecessores, ao mesmo tempo que reduz o peso. A aerodinâmica é uma das mais eficientes e, segundo o comunicado, o GP 21 tem apenas 5 newton de resistência aerodinâmica e a transmissão é 60% mais leve do que a do modelo anterior.
A equipa deve levar o GP 21 para competir em Espanha pela primeira vez, nas provas do Greenpower Challenge, e nas usuais provas de setembro e outubro no Reino Unido. “Já enviámos componentes para os nossos patrocinadores e estamos a postos para começar a produção. Apenas nos resta ter as peças do nosso lado e prontamente teremos o carro a ser testado”, complementa Vítor Teixeira. Mesmo em período de pandemia, as expetativas são de que em agosto já se possa testar e competir com o carro.
A pandemia obrigou a um progresso lento, com esta equipa a ajustar-se às novas rotinas e novas realidades do trabalho de cooperação à distância, sem convívio com os colegas e a adaptar-se também a métodos de avaliação ainda bastante voláteis.
O líder da equipa eleva a fasquia: “O próximo passo é marcar regularmente lugar no pódio e atingir a vitória. Do nosso lado, faremos tudo quanto possível para conquistar esse lugar cimeiro”.