De acordo com a apresentação da Samsung, o Samsung Galaxy S20 FE, de Fan Edition, foi criado em resposta às necessidades dos utilizadores. Toda a apresentação foi feita com ênfase no estilo de vida, destacando-se muito o design e as cores disponíveis: azul marinha, vermelho, lavanda, menta, branco e laranja. Todas com o acabamento que já conhecíamos dos outros S20.
O ecrã Super AMOLED tem 6,5 polegadas (2400×1080 píxeis) e atinge uma taxa de atualização de 120 Hz, uma característica típica de topo de gama. Trata-se de um ecrã com furo para a câmara de selfies de 30 megapíxeis e diâmetro reduzido.
Na traseira há três câmaras, duas de 12 MP e uma de 8 MP. Ou seja, menos resolução máxima que nos S20 de topo e também com menos zoom. Ainda assim, é anunciado um zoom de 30x (digital, já que o zoom ótico é de 3x). No vídeo, não há suporte para 8K, mas há estabilização ótica.
Como nos S20 já conhecidos, as câmaras recorrem a uma série de técnicas para garantir boas imagens, como o modo noturno, a capacidade para seguir motivos (manter o foco) e o modo single take, que permite obter várias fotos e vídeos com um único toque no botão do obturador. Uma funcionalidade que, segundo foi demonstrado, é adequada a motivos em movimento rápido, com praticantes de desporto.
O design é muito semelhante ao dos S20 mais caros, embora se tenham feito algumas concessões. Por exemplo, é utilizado Gorilla Glass 5 em vez do 6, e o painel traseiro do terminal é em plástico e não em vidro. Felizmente, a certificação IP68 (à prova de água) é mantida, assim como o leitor de impressões digitais integrado no ecrã.
Ainda mais importante, o processador deste S20 FE é o mesmo dos S20 mais caros: o Exynos 990 para os modelos 4G e o Snapdragon 865 para os modelos com 5G. No entanto, a memória RAM é menor: 6 GB (em vez dos 12 ou 16 GB dos S20 Ultra)
A bateria de 4500 mAh é suficiente, segundo a Samsung, para atingir uma autonomia superior a um dia em utilização intensiva.
Mas a característica mais importante é mesmo o preço: €679 para o FE e €779,90 para o FE 5G. Ou seja, cerca de metade de um S20 Ultra.