A Apple está contra o objetivo do Parlamento Europeu de obrigar os fabricantes a usarem a mesma porta de carregamento em todos os smartphones e outros dispositivos portáteis. A marca de Cupertino, que é responsável pelo conetor Lightning, usado sobretudo nos iPhone e iPad, defende mesmo que a decisão de um carregador universal prejudicaria os consumidores.
“Acreditamos que uma regulação que force uma conformidade nos tipos de conetores integrados em todos os smartphones sufoca a inovação em vez de encorajá-la e prejudicaria os consumidores na Europa e a economia como um todo”, escreveu a tecnológica numa reação à vontade do Parlamento Europeu.
Já os decisores europeus têm uma posição totalmente oposta. Acreditam que um único carregador universal que funcione em smartphones, tablets e computadores facilitaria a vida aos utilizadores e também ajudaria a reduzir a quantidade de lixo eletrónico que é provocado pela existência de diferentes standards.
Esta não é a primeira vez que o Parlamento Europeu procura uma solução semelhante, mas as abordagens seguidas nunca tiveram o resultado pretendido, como a própria entidade admite num comunicado. «A abordagem da Comissão [Europeia] de ‘encorajar’ a indústria ao desenvolvimento de carregadores comuns ficou abaixo dos objetivos dos colegisladores. Os acordos voluntários entre diferentes elementos da indústria não surtiram os resultados desejados”, sublinha.
A Apple sempre foi ‘do contra’ no objetivo de apoiar uma iniciativa para a criação de um carregador universal único. Uma posição que a tecnológica de Cupertino volta a reforçar. «A legislação teria um impacto negativo direto ao romper com as centenas de milhões de dispositivos ativos e acessórios usados pelos nossos clientes europeus e ainda mais clientes da Apple a nível global, criando um volume sem precedentes de lixo eletrónico e uma grande inconveniência para os utilizadores”.
A empresa liderada por Tim Cook lembra que tanto os iPhone como os iPad são compatíveis com a ligação USB-C – mas apenas através de um adaptador – e que, dentro de pouco tempo, as ligações USB-C e Lightning serão os dois únicos standards que vão existir no mercado – quando no passado chegou a haver 33 conetores de carregamento diferentes .
«Esperamos que a Comissão continue a procurar uma solução que não restrinja a capacidade da indústria em inovar e trazer novas tecnologias excitantes para os consumidores”, sublinha ainda a Apple no mesmo comunicado.
Segundo dados do Parlamento Europeu, são gerados 51 mil toneladas de lixo eletrónico por ano apenas devido a carregadores velhos.